Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MÁRIO SILVA - Fotografia, Pintura & Escrita

*** *** A realidade é a "minha realidade" em imagens (fotografia, pintura) e escrita

25
Dez23

FELIZ NATAL para TODOS, ..., TODOS ...


Mário Silva Mário Silva

FELIZ NATAL para TODOS, ..., TODOS ...

Presépio

D25 Presépio_ms

A palavra presépio vem do latim "praesaepe", que significa "estaleiro" ou "curral". É uma representação artística do nascimento de Jesus Cristo, geralmente montada em uma casa ou igreja durante o período do Natal.

O presépio é uma tradição cristã que remonta ao século IV. A primeira representação conhecida de um presépio foi criada por São Francisco de Assis, em 1223. Desde então, o presépio tornou-se uma das mais populares manifestações do Natal na cultura cristã.

Os presépios podem ser feitos de uma variedade de materiais, incluindo madeira, papel, plástico e até mesmo gelo. Eles podem ser simples ou complexos, e podem variar de tamanho de uma pequena peça de mesa a uma grande instalação que ocupa uma sala inteira.

No entanto, todos os presépios compartilham alguns elementos básicos. O personagem central é sempre Jesus Cristo, que é representado como um bebê recém-nascido, deitado em uma manjedoura. A Virgem Maria e São José também estão presentes, junto com os animais do estábulo, como vacas, ovelhas e burros.

Outros personagens comuns incluem os três Reis Magos, que viajaram a Belém para visitar o menino Jesus. Eles geralmente são representados trazendo presentes para o bebê, como ouro, incenso e mirra.

O presépio é uma forma de celebrar o nascimento de Jesus Cristo e de relembrar o significado do Natal. Ele é uma lembrança de que Deus se tornou homem para salvar a humanidade.

O presépio também pode ser visto como uma metáfora para a própria humanidade. O estábulo representa o mundo, e Jesus é a luz que veio para iluminar as trevas. Os animais representam as pessoas de todas as classes sociais, que são chamadas para adorar o Messias.

O presépio é uma tradição que continua a ser popular hoje em dia. Ele é uma forma de celebrar o Natal e de lembrar o verdadeiro significado da época.

………..

NATAL

Numa visão cristã, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. Este evento é considerado o mais importante da história da humanidade, pois marca a entrada de Deus no mundo humano.

A Bíblia conta que Jesus nasceu em Belém, na Judeia, numa manjedoura. Seus pais, Maria e José, eram pobres e humildes, mas estavam cheios de amor e esperança. O nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores por um anjo, e eles foram os primeiros a visitar o menino recém-nascido.

O Natal é um tempo de reflexão e renovação para os cristãos. É uma oportunidade para lembrar o amor de Deus por nós e para renovar nossa fé. É também um tempo de confraternização e alegria, quando as famílias se reúnem para celebrar o nascimento do Salvador.

Alguns dos símbolos do Natal, como a árvore de Natal, o presépio e o Papai Noel, têm origens pagãs. No entanto, os cristãos adaptaram esses símbolos para expressar sua fé. A árvore de Natal, por exemplo, representa a vida eterna; o presépio, o nascimento de Jesus; e o Papai Noel, o amor de Deus por todos os seres humanos.

O Natal é uma festa que celebra a esperança, o amor e a paz. É um tempo de alegria e renovação para os cristãos e para todas as pessoas que acreditam no poder do amor.

Alguns dos principais significados do Natal numa visão cristã:

- O Natal é uma celebração da encarnação de Deus. Jesus Cristo é o filho de Deus, que se tornou homem para salvar a humanidade. Seu nascimento é um sinal do amor de Deus por nós.

- O Natal é um tempo de reflexão e renovação da fé. É uma oportunidade para lembrarmos o que Jesus fez por nós e para renovarmos nossa esperança no futuro.

- O Natal é um tempo de confraternização e alegria. É um momento para estarmos com as pessoas que amamos e para celebrarmos o amor.

- O Natal é uma festa que tem um significado especial para os cristãos. É uma época de alegria, esperança e renovação.

.

Texto & Pintura (AI): ©MárioSilva

.

Mário Silva 📷

Águas Frias - Fevereiro 2024

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Dezembro 2023

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.