Dia de S. VALENTIM ou DIA DOS NAMORADOS
Mário Silva Mário Silva
.
Dia de S. VALENTIM
OU
DIA DOS NAMORADOS
.
Coisas sobre o Dia dos Namorados
Fevereiro é o mês do amor ...
Um encanto para uns, um enjoo para outros.
O Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, é um verdadeiro frenesim consumista, mas por outro lado é mais uma desculpa para celebrar o amor.
Em Lisboa temos um santo casamenteiro e vai ler já de seguida como Santo António também está de alguma forma ligado ao Dia dos Namorados, embora longe de Portugal.
De qualquer forma, assim sempre temos a oportunidade de falar sobre namoro e casamento duas vezes por ano, a 14 de Fevereiro e a 13 de Junho.
.
O culpado disto tudo
Comecemos pelo culpado, o senhor São Valentim. A data de 14 de fevereiro assinala a morte deste mártir cristão que viveu no século III, contemporâneo do general e imperador romano Cláudio II, um insensível que decretou o fim dos casamentos. Mas o então sacerdote Valentim decidiu casar pessoas em segredo, o que resultou numa tragédia: descoberto o esquema, foi decapitado. Antes de morrer escreveu uma mensagem para a sua amada que terminava com “o seu Valentim”, dando assim origem às mensagens do Dia dos Namorados.
Postal mania
E sabe quando começou esta mania toda dos postais decorados com corações e das declarações de amor?
A tradição veio de Inglaterra, quando no século XIX se oficializaram os cartões enfeitados e se celebrizou a frase “Would you be my valentine?”
.
Jogada publicitária
A ideia foi do publicitário João Doria que em 1949 lança uma campanha comercial com o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor".
.
Aguenta coração
O dia 14 de fevereiro é também o Dia Nacional do Doente Coronário. O que faz sentido, sendo que o amor é também uma maleita do coração (embora haja dias melhores que outros).
Ora, o Dia Nacional do Doente Coronário foi instituído pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que aproveita a efeméride para alertar a população para os perigos dos maus tratos ao coração (como o tabaco).
Também a 14 de fevereiro assinala-se o Dia Europeu da Disfunção Eréctil, vá-se lá saber porquê...
.
Quem vê caras também vê corações
Voltando a Valentim, “per se”. O crânio do santo pode ser visitado numa das capelas laterais da Igreja Greco-Católica de Santa Maria em Cosmedin, em Roma.
E a relíquia foi a base para que, em 2017, o designer 3D brasileiro Cícero Moraes apresentasse a face do santo. Assim já pode associar uma carinha laroca ao nome.
.
__________ in: www.timeout.pt __________
.
Fotografia: ©MárioSilva
.