Águas Frias (Chaves) - ... "o mundo são dois dias e o Carnaval são três ..."
Mário Silva Mário Silva
" ... o mundo são dois dias e o Carnaval são três ..."
Este ditado popular traduz:
- ... o mundo são dois dias - ou seja esta Vida é breve ... e devemos aproveitá-la ao máximo ... não tendo qualquer sentido a ganância, o conflito com os outros, a inveja, a mesquinhês, .........
- o Carnaval são três ... - o espírito de alegria de viver, descontração, colaboração, amizade ... deve imperar em todo o tempo (curto) que dispomos nesta Vida.......
Quanto ao festejo desta época que antecede a quaresma, em Águas Frias, já foi um marco que, todos os que o viveram, retêm na memória: os foliões mascarados (sem trajes da loja dos chineses), com os seus chocalhos atados à cintura, fazendo-se anunciar, os seus cintos de couro ou as suas peles secas de coelho, correndo daqueles que se lhes tentavam "aferroar".
As conhecidas e aguerridas formigas com farinha que eram atiradas e que quem tinha a "sorte" de lhes calhar, eram brindadas com "ferradelas" dos pequenos bichinhos assanhados.
Era um corre, corre ... uns tentando apanhar ... outros, mais atrevidos, tentando "investir" contra os mascarados, travestidos dos pés à cabeça, para não serem reconhecidos.
Bom ... tudo isso é somente fruto da memória e frutos de conversas animadas, que com nostalgia, repetem e descrevem esses tempos passados.
Sim ... com nostalgia, pois em tempo de Carnaval, já não se vê, em toda a Aldeia um único vestígio desses tempos animados.
A tradição, já não é o que era ... mas também onde está a "mocidade" de outros tempos, onde se juntavam magotes de jovens que impulsionavam a tradição e "arrastavam" os menos jovens.
Acho que o ditado popular só se pode traduzir por: "O Mundo são dois dias ... e o Carnaval já não é o que era ..."
Será que se perdeu a Alegria da Vida?!!!!!
Ou os valores da Vida são outros?!!!!!