Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

05
Abr14

Águas Frias (Chaves) - Cerejeiras em Flor


Mário Silva Mário Silva

 

 

Cerejeiras em Flor em Águas Frias

 

Estou sempre a ser invadido pela divulgação e ver o espetáculo das amendoeiras em flor ...

Mas ... em Águas Frias a árvore de fruto que mais abunda é a cerejeira (cerdeira) ...

 

 

Continuo a considerar que o espetáculo das cerejeiras  em flor não fica em nada a "perder" com outras árvores que só se tornam mais "belas" porque são devidamente divulgadas e aí as Delegações de Turismo têm uma palavra a dizer. PORQUE não se divulga o espetáculo das cerejeiras em flor " ...

 

 

 

 

Sei que é um espetáculo breve, já que a flor permanece por um período curto e este ano com as chuvas e ventos, tormaram o "espetáculo" um pouco mais curto.

Para dociumentar o que digo, deixo-vos com alguns registos (embora quando foram captadas já o vento e chuvas tinham atirado ao chão grande parte das pétalas das flores)

 

 

 

Algumas curiosidades dobre a flor de cerejeira:

Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.

No estado de São Paulo, apenas três variedades tiveram sucesso. São elas: Okinawa, Himalaia e Yukiwari.

O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).

 

 

 

 

Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.

 

 

Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

 

 

 

 

A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

 

 

 

 

A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais.

 

 

 

 

É uma flor muito desenhada no “Moku Hanga”, uma arte japonesa tradicional semelhante à xilogravura, em que a madeira serve de matriz para impressão de gravuras e estampas japonesas. A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa do origami, que através de dobras específicas em papel, cria objetos e animais. Uma flor de cerejeira em origami representa uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.

 

 

 

 

O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.

 

 

 

 

 

As imagens nunca revelam a beleza real ... por isso, para o próximo ano ... agende uma visita a Águas Frias para ver as cerejeiras e todas as outras árvores em flor ... valerá a pena.

E talvés possamos demonstrar que o espetáculo da Natureza não se resume somente às amendoeiras em flor (como parece fazer crer as campanhas publicitárias) .....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mário Silva 📷

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.