01
Nov07
Águas Frias (Chaves) - Mistura de Emoções
Mário Silva Mário Silva
Os primeiros dias de Novembro trazem a Águas Frias e a toda a região flaviense, uma mistura de emoções que poderão, à primeira vista, parecer antagónicas e inconciliáveis, mas tal como a Vida, elas sucedem-se e por vezes se misturam.
É tempo de alegria, divertimento, movimento, cor, luz, animação – festeja-se, na cidade de Chaves, o dia de Todos-os-Santos. Festa essa que começou no dia 31 com a Feira do Gado e se prolonga até domingo.
Em tempos idos, em que as deslocações das Aldeias para a Cidade eram difíceis, aproveitava-se estes dias de Festa para aliar o divertimento com a necessidade de venda dos seus produtos agro-pecuários com a compra de alfaias agrícolas, utensílios, sementes e todos os bens necessários (até provavelmente ao ano seguinte).
![]() |
Foto de "They call me Tobias" |
Hoje, ainda se mantém a Feira do Gado, mas o essencial da Festa/Feira dos Santos baseia-se numa panóplia de barracas onde tudo se vende (infelizmente poucos produtos da Região, que poderiam/deveriam ser mais valorizados e um sem número de artefactos oriundos da China, Marrocos, etc.) e um conjunto de divertimentos.
A Festa/Feira dos Santos mantém, ao longo dos tempos, um importante atractivo para toda a região flaviense, fazendo deslocar todas as Gentes das Aldeias em seu redor, assim como muitos forasteiros das regiões nortenhas de Portugal como da Galiza.
Este tempo de alegria é interceptado com momentos de reflexão, tristeza, saudade …
… o dia 2 de Novembro (ou em alternativa o próprio dia 1) celebra-se o dia dos Fiéis Defuntos ou Dias dos Finados. É o dia em que a igreja Católica dedica desde o séc. XII, à veneração da memória daqueles que já “partiram”.
Alegria <--> Tristeza ; Divertimento <--> Recolhimento ; Prazer <--> Saudade
![]() |
Em dois dias (ou, em alguns casos num só dia) a diferentes emoções/sentimentos somos “convidados”.
A Vida é composta por isso mesmo … uma sucessão de diferentes emoções/sentimentos que, em certos momentos, prevalecem uns em relação aos outros, outras vezes se sucedem e se sobrepõem.
Haja alegria nos festejos dos Santos …
… já que o sentimento de Saudade daqueles que já “partiram” (familiares, Amigos, conhecidos) é inevitável que permaneça.