Águas Frias (Chaves) - Telhados (II)
Mário Silva Mário Silva
Telhados de Águas Frias |
As casas mais antigas de Águas Frias apresentam os seus telhados a telha de “canudo”, “meia-cana” ou também conhecida por telha “romana”.
Posteriormente e com a industrialização passaram-se a utilizar a telha “Marselha” ou “francesa”, grande parte dela produzida pela unidade industrial da Telheira de Chaves. Este ainda é o revestimento da grande maioria dos telhados da aldeia.
Ultimamente nas novas construções ou reconstruções têm vindo a ser substituídas por outro modelo de telha, a “lusa” ou “portuguesa”, que é quase uma mistura das duas anteriores, já que é formada por uma parte em meia cana e uma parte plana. Infelizmente e apesar da denominação, grande parte tem origem em Espanha.
Já agora uma pequena curiosidade relacionada com a telha e o seu fabrico:
Desde a ocupação romana da Península Ibérica que por ensinamento deste povo se começou a fazer a telha romana ou de meia cana como também é conhecida.
Os romanos empregavam escravos que faziam estas telhas com barro usando como molde a própria coxa. O que sucedia era que conforme o tamanho da coxa de cada um, as telhas eram maiores ou mais pequenas.
Eram portanto úteis, sem dúvida, mas muito irregulares, pois cada pessoa tinha um "molde" diferente. Começou assim a frase que ainda hoje utilizamos para designar um trabalho que não prima pela regularidade:
"Foi feito em cima do joelho".