Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

09
Ago13

Águas Frias (Chaves) - Festa de S. Pedro 2013 - Jogos Tradicionais (2)


Mário Silva Mário Silva

 

A tarde quente de sábado, ainda ia a meio, e muitos jogos tadicionais ainda estavam preparados para serem jogados. Agora, eram para os jovens e os menos jovens, que tal como os pequenos estavam ansiosos para participarem.

Águas Frias estava já em Festa.

 

 

 

PARTIR A BILHA DE OLHOS VENDADOS

Este Jogo consiste, com uma vara, partir uma bilha de barro pendurada numa corda, mas com os olhos vendados. Era ver a vontade com que agitavam a vara, "às cegas" mas raramente acertavam. não é nada fácil, ainda por cima com "instruções contraditórias" dos assistentes e ainda para dificultar, alguns puxavam a corda mudando a altura das bilhas. Foi um jogo hilariante, bem disposto, tanto para quem assistia como para quem participava.

 

 

 

 

 

 JOGO DA CORDA

Este jogo, já muito antigo, é composto por duas equipas de homens, que demonstrando a força e capaciddade de coordenação dessa mesma força por toda a equipa, tem por objetivo puxar uma corda, fazendo que "puxem" a corda para o seu lado arrastando a equipa adversária. Depois de muita brincadeira, com seja atarem a corda a uma árvore para impedirem a outa equipa de avançar...lá começaram a esforçar-se, utilizando a força que cada um tinha, mesmo escorregando pela terreno de terra batida...

Foi mais um momento de diversão, para todos.

Foi de tal maneira divertido que quiseram repetir ...

 

 

 

 EQUILÍBRIO DA BILHA

 

Este jogo vem relembrar os tempos em que não havia água canalizada nas casas e as mulheres tinham que ir buscar a água à fonte com os seus cântaros de barro, transportando-os cheios do precioso líquido atá casa, equilibrando-os à cabeça com destreza e mestria.

Assim, o jogo consistia em transportar à cabeça diversos jarros de barro, com a o apoio de uma rodilha, cheios de água e se possível sem a ajuda das mãos, seguindo um pequeno percurso.

Era de prever que, nos tempos de hoje, a tarefa não se tornou nada fácil, entornando a água pela cabeça abaixo ou frequentemente auxiliando-se das mãos. A única exceção foi a da Srª Elvira que ainda não esquecendo oa tempos idos, percorreu com facilidade o percurso não vertendo "pinga" de água.

A experiência falou mais alto. Quanto aos outros concorrentes lá foram tentando equilibrar a bilha como podiam acabando a escorrer água pela cabeça abaixo.

 

 

 

 

 "PETANQUE"

Este jogo é um jogo tradicional francês, trazido pelos nossos emigrantes erradicados em França e que tem nos últimos anos integrado os Jogos tradicionais em Águas Frias. Mas não pensem que somente os emigrantes participaram ... muitos os aquafrigidenses que quiseram aprender e participar. Este jogo, pelo que me apercebi, joga-se com bolas de ferro tentando aproximar-se de uma pequena bola, e/ou tentando afastar as bola da equipa adversária. Embora não seja um jogo tipicamente português foi um jogo largamente participado.

 

 


 

 

JOGO da MALHA

 

Este jogo secular, foi o mais participado por uma vasta parte dos homens presentes.

Desde a mlha tradicional de pedra às mais atuais de ferro, tudo serviu para tentar acertar no "meco" ou ficar perto dele.

Este foi o último jogo desta tarde de jogos tradicionais, até porque o sol já descia, aproximando-se da linha do horizonte.

 

 

 

 

A ASSISTÊNCIA

Muitos e muitas foram os que estiveram presentes ora participando ativamente nos jogos como como assistentes.

Ora junto ao bar, saciando a sede e combatendo o calor com uma bebida fresca, ora sentados à sombra que o edifício da Escola proporcionava.

Enquanto se esperava pelo próximo jogo, aproveitava-se para "cavaquear", convivendo, recordando tempos idos, ... pondo a "conversa" em dia ...

 

 

 

A tarde, acabou, e com ela os Jogos Tradicionais, dizendo-se que para o ano deveriam continuar para perpetuar este tipo de jogos, fazendo as delícias desde os mais jovens, que tiveram uma alternativa aos jogos de computador, assim como para os menos jovens que relemraram os seus tempos de meninice ...

 

Até para o ano ...

 

 

Mas a Festa em honra de S. Pedro, ainda estava no seu início ...

Agora de volta a casa, aconchegando o estômago, e recarregando energias para o arraial que a Comissão de Festas tinha preparado para a noite ...

 

Até breve com imagens desse arrraial ....

 

 

Mário Silva 📷

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

subscrever feeds

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.