Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MÁRIO SILVA - Fotografia, Pintura & Escrita

*** *** A realidade é a "minha realidade" em imagens (fotografia, pintura) e escrita

08
Jun13

Águas Frias Chaves) - ... o granito e as casas ...


Mário Silva Mário Silva

 

 

{#emotions_dlg.ice}

 

 

 

A rocha predominante na região norte e consequentemente em Águas frias é o granito. Pertencente à freguesia, em Casas de Monforte, existem várias pedreiras para extração e corte desta rocha. 

Embora seja fraco o meu conhecimento nesta matéria, devo referir que existem variadíssimos tipos desta rocha conforme a percentagem dos minerais que a compoem (amarela, cinzentaclara, cinzenta escura, ...).

 

 

Foi com granito que se foram construindo todo o casario que povoa a Aldeia. Diz-se até, que algumas casas seriam construidas com as pedras já trabalhadas que compunham as muralhas e o Castelo do Rio Livre, após a sua desocupação. Se é verdade ou não, deixo isso aos historiadores ou "pesquisadores" da história da Aldeia.

Eu apenas constato que as casas mais antigas são construídas com pedras de granito e outras, infelizmente foram "tapadas com cimento", escondendo a nobreza deste nobre material.

 

 

 

 

Para uma melhor compreensão da nobreza e até incentivo para que se conserve ou mostre este material (o granito é mais elegante e genuíno que o cimento por muito bonito que seja a cor nele aplicado), deixo uma breve descrição desta rocha:

"O granito é uma rocha magmática de grande beleza e exclusividade que transmite a força da natureza evocando a sua origem. A composição básica do granito à base de quartzo, feldspato e mica conferem-lhe uma dureza muito elevada e uma grande resistência à abrasão.

Além disso, é totalmente reciclável, ecológica e de fácil manutenção." 

 

 

 

 

 

{#emotions_dlg.ice}

 

 

Mário Silva 📷

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

subscrever feeds

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.