Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

Águas Frias - Janeiro 2021

04
Mai13

Águas Frias (Chaves) - As cerejeiras (cerdeiras) em flor - a sua beleza e o seu significado


Mário Silva Mário Silva

 

 

Este ano, devido às alterações climatéricas (chuvas abundantes, temperaturas baixas, geadas e poucos dias de sol), as cerejeiras floriram bastante tarde - fins de abril.

Mas, embora tardia, a Natureza, em Águas Frias, brindou-nos com o belo espetáculo de ver as cerejeiras (cerdeiras) floridas.

 

 

Noutras zonas do país divulga-se muito o espetáculo das amendoeiras em flor, fazendo-se cartazes, spots publicitários, organizam-se excursões, mas o espetáculo das cerdeiras floridas em nada ficam atrás em termos de beleza e espetáculo ... só falta toda uma máquina publicitária que o divulguem. Penso que poderia ser uma razão (mais que merecida) de divulgar a região. Mas quem sou eu para me sobrepor aos doutos conhecimentos dos gabinetes da Região de Turismo?

 

Deixo, aqui, o meu insignificante contributo para a divulgação desta tão apreciada planta, e tão comum em Águas Frias e em toda a região flaviense.

 

 

 

 

A cerejeira, ou cerdeira, como aqui é conhecida, é bela e importante desde a flor até ao apetitoso fruto, mas como ainda vamos na primeira fase, deixo alguns registos fotográficos, que desde já digo que em nada se comparam com uma vista sem lentes ou objetiva. Nada se compara com a visualização no próprio lugar, tudo tem outro encanto.

 

Deixo também algumas curiosidades sobre o significado da FLOR DA CEREJEIRA (CERDEIRA) 

 

 

 

Significado de Flor de Cerejeira

 

 

 

Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.

 

 

 

 

O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).

 

 

 

 

Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo-se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.

 

 

 

Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

 

 

 

A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

 

 

 

O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.

 

In: http://www.significados.com.br/flor-de-cerejeira/

 

 

 

 

 

 

{#emotions_dlg.redflower}

 

 

 

 

 

Mário Silva 📷

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Maio 2013

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.