Águas Frias (Chaves) - O Outono na Natureza; o "Outono" da Vida; o "Outono" desta "Vida"
Mário Silva Mário Silva
O Outono (em diferentes perspetivas)
O Outono na Natureza
Já o referi aqui que em termos de beleza o Outono é a época do ano que mais me fascina. São os tons da folhagem que perdendo vitalidade se vai metamorfoseando dos verdes vivos aos tons verdes pálidos, amarelos, alaranjados, vermelhos e castanhos.
É a Natureza a preparar-se para os tempos difíceis do Inverno que se aproxima. A natureza, ciclicamente, sabe escolher os momentos próprios para a sua sobrevivência.
Resguarda-se nos momentos mais adversos para mais tarde voltar em apogeu em toda a sua plenitude e pujança (Primavera).
O Outono da Vida
A Vida também tem o seu outono ... a vitalidade vai, lentamente, perdendo o seu vigor da juventude ... vão caindo lentamente algumas qualidades, vão aparecendo ora aqui ora ali, umas dorzitas, algumas dificuldades, já não somos capazes de fazer o que em jovens conseguíamos ... mas isso não invalida que também tenha a sua beleza, saibamos nós aproveitá-la, com toda a experiência que fomos adquirindo ao longo dos anos passados.
Tal como a Natureza, temos que nos preparar para as dificuldades do “Inverno da Vida”.
Com isto, até parece que o outono da Vida é uma fatalidade negativa, mas não ... é o tempo de meditarmos no que “aprendemos”, fazer jus da nossa experiência, para que tornemos a nossa e da geração seguinte, numa Primavera mais “florida”.
Como se diz na tropa: “ a Experiência é um posto” é só sabe-la rentabilizar....
O Outono desta Vida ...
A vida também tem os seus ciclos, embora estes menos previsíveis ...
Ao falar do outono, vejo o tempo atual como esta estação do ano: a definhar ...
Os tempos nunca foram de fartura, principalmente em terras do interior, como é o caso de Águas Frias, ... mas atualmente vejo um outono sombrio, carregado de “sombras”, “nuvens negras”, “nevoeiro” (que encobre o “caminho”) ...
Vejo caira as folhas do emprego, vejo tal como as aves, o fugirem para outros cantos do mundo procurando o que aqui escasseia, vejo o esforço inglório de quem se esforça para contrariar as adversidades da Vida ...
É o Outono desta Vida atual ... mas tal como a Natureza ... prevejo que a ele se segue o Inverno desta Vida, com tempos mais rigorosos e intempéries que possivelmente não podem ser amenizadas com “alguma lenha”, que os recursos económicos tendem, cada vez mais a escassear...
Não sei se estou a ser pessimista em demasia, mas avizinha-se um Inverno desta Vida muito difícil e rigoroso.
Mas neste ciclo desta Vida de hoje, nem sempre é como a Natureza (que se renova e floresce) ...
Este Outono já está a ser difícil ... mas como será o “Inverno? E quando chegará a “Primavera”?
Águas Frias há muito, muito, que se encontra neste Outono da Vida, e vai perdendo as suas “folhas” já envelhecidas, mas também há muito que não há “Primavera” e não desabrocham “folhas novas” ... e se não são os valentes resistentes já o “Inverno” teria chegado sem haver “Primavera”