Águas Frias (Chaves) - Jogos tradicionais (Parte II) - 04 de agosto de 2012 (sábado de tarde)
Mário Silva Mário Silva
E... os Jogos tradicionais continuam nesta pequena mas bela aldeia transmontana - ÁGUAS FRIAS.
CORRIDA COM BALDE ENFIADO NA CABEÇA
Este jogo consiste em correr um percurso determinado, mas com um balde enfiado na cabeça, o que impede o participante de saber concretamente por onde vai …
Mas existem duas regras, uma que dificulta que consiste em dar umas voltas em redor de si mesmo já com o balde enfiado na cabeça, o que desorienta, mas existe outra regra em é permitido que o concorrente tenha um elemento que ao som da sua voz: “direita, esquerda, frente, atrás” tenta orientar pelo recinto da corrida.
Claro que há os que cumprem as diretrizes e chegam à meta sem grandes dificuldades, mas outros, desorientados “correm” em direções díspares e têm alguma dificuldade em encontrar o caminho mais propício, havendo quem até se tenha “enfiado” pela assistência a dentro …
(Para visualizar o vídeo carregue na tecla verde >)
CORRIDA DE SACOS
Este já é um jogo tradicional secular, mas sempre interessante para quem participa como para quem assiste.
“Correr”, saltitando, com um saco de batatas enfiado nos pés até à cintura não é tarefa fácil e trambolhão está sempre eminente ….
“PÉTANQUE”
"Petanca (em francês: pétanque) é um jogo popular tipicamente provençal, embora também muito praticado noutras regiões da França e nalgumas zonas rurais espanholas, sobretudo na Catalunha. O jogo é originário de França, da região do Midi, onde goza de grande aceitação. O seu nome provém da expressão "pés juntos" (do occitano: pès, pés + tancar, fechar). Existe uma federação que regula as competições oficiais do jogo, considerado já um desporto.
Na prática, o jogo faz-se em zonas planas e arenosas. Consiste em lançar uma série de bolas metálicas com o intuito de aproximar-se o mais possível de uma pequena bola de madeira que foi lançada anteriormente por um jogador. As bolas usadas no jogo são metálicas (não devem conter chumbo nem areia no interior) com umas estrias. O diâmetro deve situar-se entre 7 e 8 cm, enquanto que o peso oscila entre os 625 e os 800 gramas. A bola pequena ou boliche (em francês: cochonnet) é de madeira e deve ter um diâmetro entre 2,5 e 3,5 cm.
Ao começar o jogo lança-se o boliche. Depois, cada jogador lança, à vez, três bolas na modalidade individual ou duas se se joga por equipas. Os lançamentos podem ser de três tipos: de aproximação ao boliche; de "tiro", para tentar afastar uma bola de um oponente, acertando-lhe; e de "empurrar", fazendo rodar a bola para aproximá-la mais um pouco ao boliche ou para afastar uma bola do outro jogador ou equipa. Cada bola que, uma vez concluída a partida, se encontre mais próxima do boliche que as dos adversários conta como um ponto. Ganha o jogador ou a equipa que chegue primeiro a marcar treze pontos."
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Petanca
JOGO DA MALHA
Este é um jogo que tem vindo desde tempos remotos mas que ainda, de longe a longe, se vai jogando.
Os materiais são um meco (pedaço de um ramo ou pedra de forma cilíndrica) e as malhas (tal como antigamente, pedaços de pedra de forma achatada, que é cuidadosamente escolhida e até talhada com o auxílio de outra pedra).
Geralmente é jogada por pares e o objetivo é deitar abaixo o meco ou ficar o mais próximo dele. Se tombar o meco marca 4 pontos e a malha que ficar mais próximo acrescentará 2 pontos.
Ganha a equipa que chegar mais depressa aos 21 pontos “de cima”.
Já o sol atingia o ocaso quando se terminaram os últimos jogos, deixando para trás mais um dia de boa disposição, convívio, apreciando e participando em fraternidade neste dia “diferente”.
Águas Frias estava em festa, mas ainda assim, estava-se longe do fim … ainda faltava o dia “principal” – o domingo de Festa em honra do padroeiro – S. Pedro.
O dia chegou ao fim, assim como esta discrição mas brevemente trarei aqui alguns registos captados do domingo de FESTA.
Até já …