Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

11
Ago12

Águas Frias (Chaves) - Festa de S: Pedro 2012 - Procissão das vela e "Roubo dos Vasos"


Mário Silva Mário Silva

 

 

Dia 03 de agosto de 2012 (6ª feira à noite)

 

 

 

 

 

Tal como em anos anteriores, as festividades em hora do padroeiro da aldeia de Águas Frias, S. Pedro, têm início, na sexta feira à noite, com a celebração de uma missa seguida de uma procissão de velas, percorrendo as principais artérias da aldeia, enquanto se vai rezando um terço em veneração a Nossa Senhora de Fátima.

 

 

 

 

 

 

 

 

Madrugada de 04 de agosto de 2012 (sábado de madrugada)

 

Muito depois …,  e pela madrugada dentro, os jovens (sim, porque neste mês do ano há muitos jovens na aldeia), vão sorrateiramente, pela calada da noite, cumprir uma velha tradição – “surripiar” vasos das várias casas e com eles engalanar o adro da igreja e nem a cruz alta impede que ela seja embelezada com alguns vasos de flores.

 

 

 

Estes mesmos jovens, têm o cuidado de os transportar cuidadosamente, com a ajuda da “carreta”, desde as várias casas até ao adro da igreja. Mas não pensem que o fazem sem esmero, pois para que eles permaneçam viçosos até à manhã seguinte, têm o cuidado de os regar, indo vezes sem conta com baldes transportar água à fonte em frente da igreja.

 

 

 

 

Claro que os seus proprietários só darão conta da sua falta quando forem à missa de festa no domingo de manhã, e depois desta recolhe-los para voltarem aos seus lugares de origem. Claro que a maior parte, os vai deixando, mais uns tempos, pois eles dão um colorido especial ao adro da igreja neste dia tão festivo.

 

 

 
 

 

 

Rapazes e raparigas, continuem com a tradição … e p’ró ano, outros vasos vos esperam … e que se acautelem quem os têm “bôs”…

 

 

 

 

 

 

Mário Silva 📷

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.