Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ÁGUAS FRIAS - Chaves - Portugal

Pequena e bela aldeia do Concelho de Chaves

ÁGUAS FRIAS - Chaves - Portugal

Pequena e bela aldeia do Concelho de Chaves

Pequenas Gotas de Águas Frias

03
Ago10

Águas Frias (Chaves) - Festa de S. Pedro 2010 (Jogos tradicionais - crianças e jovens)

Mário Silva ÁguasFrias

Dia 31 de Julho de 2010 - Tarde

 

 

As Festas em honra do orago da aldeia de Águas Frias (S. Pedro) iniciaram-se, tal como vem sendo costume, na noite de 6ª feira, com a procissão de velas em louvor a Nossa Senhora de Fátima.

 

◊◊◊◊◊

◊◊◊

 

 

O sábado de tarde estava preenchido com os Jogos tradicionais, que pela terceira vez consecutiva, divertem e estimula ao convívio, camaradagem e participação de Todos. Ainda bem que eles existem pois é uma oportunidade priveligiada de intera(c)ção entre os aquafrigidenses ou quem neles quiser participar.

 

Como os Jogos foram bastantes, já que preencheram a tarde toda. Nem a canícula que se fez sentir arredou as Gentes do recreio do Centro Escolar de Águas Frias - até foi bom para o bar que mais serviram umas "loirinhas" fresquinhas.

 

Assim, vou dividir a exposição dos Jogos Tradicionais em duas partes:

A primeira parte dedicada às cianças e jovens;

A segunda aos jogos em que participaram os adultos) - mulheres e homens.

 

 

Jogo da pinhata

 

 

Este Jogo baseia-se em bater com um pau num rec(p)táculo, de papel, recheado de rebuçados e fazê-lo rebentar, mas com os olhos vendados.

Embora pareça fácil, ... não o é.

Que o digam as crianças e jovens que nele participaram.

Era vê-los agitar o pau em diversas dire(c)ções até atingirem o objectivo, sendo prendados pelos rebuçados que caiam a cada "paulada".

 

 

 

 

 

 

 

Jogo de Atirar às latas

 

 

Seguiu-se um Jogo de destreza manual e pontaria, já que a uma distância determinada teriam que derrubar as latas que estavam empilhadas. Foi uma alegria pois que acertou, além de derrubar as latas ainda deu oportunidade para apanharem mais uns rebuçados ....  

 

 

 

 

 

 

 

Corrida de Sacos

 

 

Jogo secular que consistem em percorrer uma distância determinada, aos pulos com os pés enfiados num saco de sarapilheira.

As regras simples não são sinónimo de facilidade pois é necessário coordenar muito bem o impulso do salto e ao mesmo tempo evitar a queda. Esta, ou seja, a queda torna o jogo mais disputado e hilariante para os que assistem e para os que participam.

 

 

 

 

 

 

 

 

Lápis na Garrafa

 

Este Jogo consiste em enfiar um lápis numa garrafa de gargalo estreito.

Até aqui não parece que seja difícil, só que o lápis encontra-se pendurado por um fio e nas costas dos concorrentes.

Para visualizar o lápis para melhor o enfiar dentro da garrafa é necessário colocar-se numa posição de cócoras e olhar para trás e por entre as pernas abertas.

Além da dificuldade, pois o lápis não para de balançar, é algo caricata a posição que cada um toma para atingir o objectivo.

É dos jogos mais hilariantes que conheço.

Se não acreditam vejam as imagens....

 

 

 

 

 

E após este jogos dedicados aos mais novos, preparavam-se já os adultos , ávidos por participarem, também eles nestes Jogos Tradicionais e que já começam a ser tradição nas Festas em honra de S. Pedro de Águas Frias.

 

Mas tal como nas telenovelas, acabo aqui este 1.º episódio deixando no ar ... o que está para vir.

 

Até breve.

 

 

 

♦  ◊  ♦

 

 

 

1 comentário

Comentar post