Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

19
Set09

4.º e último Dia das Festas em honra de S. Pedro (Noite) – Águas Frias (Chaves) – Arraial / Fogo-de-artifício / Novos Mordomos


Mário Silva Mário Silva

 

 

 

“Mas ainda restava um dia de Festas…”
 
 
Embora a programa das festas só tivesse contemplado actividades para a noite com um arraial, o largo ia sendo visitado por alguns aquafrigidenses, até porque a tarde estava quente e aí havia o bar da Comissão de Festas, sempre com uma “loirinha” bem fresquinha saciado a sede e convidando a uma cavaqueira.
*****************
Águas Frias até teve o prazer de ser visitado por um amante de toda a “Alta Tamagânea” e que nutre um prazer desmesurado pelas Terras e Gentes das Terras Flavienses onde Águas Frias também faz parte. Refiro-me ao Sr. Luís mais conhecido na blogosfera flaviense por Tupamaro.
 
   
Tupamaro - qual "guerrilheiro" que luta pelas Terras da Alta Tamegânea e que "ama" as suas Gentes. A sua visita frequente a terras  da AQUALÍADA FRIDISSEIA é sinal da sua atenção por esta pequena mas bela Aldeia Flaviense.
Os seus comentários, discursos e análise e atenção ao que se passa pelas “Nossas Terras” são sempre um “ar fresco” para os blogs da sua “Terra” de paixão. A sua vinda não me poderia deixar indiferente, embora o seu e o meu pouco tempo disponível, não tivesse dado oportunidade para uma recepção mais digna e correspondente à sua paixão pela “Nossa Terra e Gentes”. Outras oportunidades haverão … obrigado “Tupamaro” pela sua visita e até breve.
 
**********************
 
 
Mas depois de um dia de trabalho, na horta, nos campos, nos seus “empregos” (raros e quase todos fora da Aldeia) ou depois de um descansado dia de férias, na sua terra natal – Águas Frias – após onze meses em locais diferentes e distantes … eis que Todos, retemperados por um suculento jantar, regado por aquele tinto retirado directamente da pipa, eis que voltam ao largo onde o conjunto “Paulo Penelas “ já tinha montado o seu palco e dava os seus primeiros acordes, como dando o sinal que ainda havia um serão animado.
 
Foram chegando …. chegando, e o largo foi-se enchendo.
Os arcos, as lâmpadas e festões coloridos ….
A noite estava agradável ….
 
O conjunto através das suas potentes colunas debitavam muitos decibéis no ar, com ritmos marcados, quase “obrigando” a que cada um “saltasse” para o meio do recinto e em rodopios sincronizados dançassem por todo o espaço. Muitos o fizeram e até houveram pares que não deixavam “uma”.
 
A animação vivia-se ….
 
Nada faltava: cor, som, o bar com bebidas sempre frescas, até as pipocas e vendedores de “sonhos “ para a gente miúda … mas o mais importante era a alegria estampada no rosto de cada um, fosse dançando, assistindo, conversando …..
 
Todos se sentiam felizes e orgulhosos, mas os mordomos ainda trouxeram mais uma surpresa e lançaram mais uma descarga de fogo-de-artifício, que a todos espantaram.
 
Nota: Antes e enquanto estiver a ver os Vídeos deve, ir ao fundo da página e carrregar no stop da música de fundo do blog (para assim poder ouvir somente o som original do vídeo). A seguir carregue no ícone deste vídeo.
Devido à quantidade de fotogramas o vídeo pode demorar um pouco a iniciar e até ocorrerem pequenas pausas a meio do mesmo. Embora a culpa não seja minha, peço desde já as minhas desculpas
 
No fim pode de novo ir ao fundo da pagina caregar em play e voltar a ouvir o som de fundo.

 

 
Mas a noite não queria acabar (embora o dia seguinte fosse dia de trabalho), e a festa continuou, com novinhos, jovens, menos jovens e até os muito experientes da Vida, que faziam “comboios”, em que cada um, em fila se apoiava no precedente, serpenteando por entre os pares e saltitando, lá iam percorrendo a “linha imaginária” do contentamento.
 
Mesmo sem o conjunto, um grupo de jovens se reuniram e ao som de violas foram cantando.
O facto de jovens (mesmo não sendo residentes/resistentes) demonstraram que o gosto pela Terra dos seus pais ou amigos é um bom prenuncio para que ainda possa haver “vida” nesta Aldeia que durante onze meses, vive/sobrevive às intempéries do tempo e da Vida.
 
 
Foram 4 dias de verdadeira Festa, na sua verdadeira concepção da palavra.
 
Depois de todo este sucesso na planificação, concepção, angariação de fundos (as mandas), do trabalho de contratação de banda, conjuntos instalação sonora, iluminação dos arcos e do local dos arraiais, do trabalho contínuo no serviço do bar, ….. não poderia acabar esta descrição sem deixar uma palavra para os “bravos(as) mordomos desta magnífica Festa. Fizeram um trabalho excelente em prol de toda a Comunidade de Águas Frias – isto eu chamo um verdadeiro “Serviço Público”.
Resumindo o que se poderia dizer sobre este grupo de heróis mordomos(as) de 2009 só posso dizer a todos: PARABÉNS
                                     HOMENS

Joaquim Silva

"Quim Russo"

João Oliveira 

 

 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
Albino Gomes  
  Luís Gomes    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                        MULHERES
Mabilda Paiva
Eduarda Chaves
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

Catarina Barbosa
NOTA: Peço desculpa, mas das centenas de fotos, não consegui identificar a Catarina Barbosa. Assim, solicito, a quem tenha uma foto sua, ou a identifique nas fotos publicadas ,o favor de comunicar ( aguasfrias@sapo.pt ), para que toda a Comissão de Festas de 2009 possa estar completa. Bem o mereceu
 
 
Como é usual e tradicional e, para que esta tradição das Festas em honra de S. Pedro não se perca, estes mordomos nomearam os que irão ter a responsabilidade da organização das próximas Festas e que serão os seguintes:
 
MORDOMOS PARA AS FSTAS DE 2010

 

            HOMENS                                                 MULHERES

 

   Pedro Costa                            Amélia

  Rogério Oliveira                    Alda

  Silvestre Melo                        Mira Melo

  Humberto                             Andreia Queirós
 
Pelos elementos escolhidos penso que estará garantido mais um sucesso nas Festa de Águas Frias, em prol das suas Gentes residentes, dos que regressam nestes dias de férias e a Todos os que não sendo da Aldeia a vêem visitar.
 
ATÉ  ÀS  FESTAS  EM   HONRA  DE  S.PEDRO  EM
ÁGUAS   FRIAS
de  2010

 .

.

.

Mário Silva 📷

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Setembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.