1º dia das Festa de S. Pedro 2009 - Águas Frias (Chaves) - Procissão das velas em honra de Nª Srª de Fátima
Mário Silva Mário Silva
1.º Dia das FESTAS DE S. PEDRO - 2009
ÁGUAS FRIAS
Procissão de velas em honra de Nª Srª de Fátima
Era o último dia do mês de Julho (sexta-feira) mas o primeiro das Festas em honra do padroeiro da Aldeia de Águas Frias.
Tal como em todas as festas, em terras transmontanas e por todo o páis, há uma mistura de actividades de carácter religioso, que geralmente são o tema e e dão o nome à festa, e outras puramente profanas. Em Águas Frias também não se fugiu à regra. o aspecto religioso católico e o profano intersectam-se e complementam-se. Um com uma essência de introspecção e até trancedental, outro com objectivo lúdico, de divertimento e propício ao convívio.
O sol descia no horizonte, escondendo-se atrás da serra, quando os sinos da igreja convidavam a população para a celebração da eucaristia, celebrada pelo pároco da aldeia, o Sr. Padre Helder, tendo como tema principal "Maria Amiga de Deus".
No final as pessoas iam saindo, e enquanto a procissão se organizava, iam acendendo cada um a sua vela, protegida conta o vento por um pequeno copo de pástico, próprio para estas ocasiões.
![]() |
A cruz alta e os lampiões seguiam à frente, vindo logo depois o estandarte do padroeiro de Águas Frias - S. Pedro.
Carregado pelas mulheres e jovens, vinha o andor de Nossa Senhora de Fátima, ...
![]() |
... logo depois, o pároco e acólitas,segundo-se toda população da aldeia que em passo lento levavam a sua vela acesa.
![]() |
A procissão das velas foi percorrendo as principais ruas da aldeia, rezando e cantando em louvor à Nª Srª de Fátima.
Foi um momento de recolhimento interior, denotando-se a devoção que o Povo de Águas Frias (quase todo ele católico) demonstrou a Nª Srª de Fátima.
A procissão regressou ao adro da igreja, contornou-a, voltando ao ponto inicial - o interior da bela igreja de Águas Frias, encerrando as cerimónias religiosas.
![]() |
![]() |
Foi um momento que além de toda a carga religiosa (que é o principal motivo da sua realização), foi um momento de rara beleza:
- o silêncio quebrado pelas orações e cânticos, num uníssono de todo um Povo.
- o momento em que, em fila Todos tinham um mesmo objectivo
- o aspecto estéctico (que embora nada tenha a ver com o acto religioso), tornou ainda mais belas as ruas que do meio da escuridaão deixavam vislumbrar um mar de pequenas luzes, qual céu escuro cravejado de estrelas, sendo cada uma um elemento da Aldeia.
![]() |
Conforme o programa estava cumprido o 1º dia das Festas em Águas Frias
Mas mesmo sem qualquer programação, ou organização, os jovens e alguns menos jovens, conseguiram, noite dentro fazer animação improvizada, junto ao café do "Parente". Bastou um carro com uma porta aberta e um leitor de cd's com música popular portuguesa para que logo se fizesse um ponto de encontro .... até às tantas da noite.
Sim, nesta época isto é possível, pois a Aldeia enche-se de jovens que dão uma outra animação à Aldeia, contrastando com os outros meses do ano em que os jovens são espécie rara.
A festa promete ..... e ainda faltam 3 dias ....
Brevemente (quanto possível) descreverei esses dias de Festa.
.
.