Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

06
Abr08

Águas Frias (Chaves) - A tradição é o que era?


Mário Silva Mário Silva

.
.
Ultimamente e com muita frequência se tem ouvido a frase “Já nada é como dantes”
Em muitos aspectos, a frase veste na perfeição a realidade da Aldeia de Águas Frias.
Outros há, que resistem, com maior ou menor esforço, ao passar dos tempos mas que persistem.
No último “post” (relativo à Páscoa) referi a tradição da confecção do folar, que as dedicadas mulheres de Águas Frias se esforçam por manter (para gáudio de muitos apreciadores).
Embora não tenha referido, nessa época (Páscoa) tem havido um esforço por se manter outra tradição, já secular – a visita pascal – vulgo “compasso”.

 

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
 .
 .
Ao ver as fotos que recolhi no ano passado e as deste ano (que desde já peço desculpa pela fraca qualidade), reparei que, embora Águas Frias seja uma aldeia envelhecida, são os jovens que se esforçam por manter viva esta tradição religiosa.
No ano de 2007, mesmo não havendo padre, foi um grupo de jovens que com a sua disponibilidade e empenhamento, tomaram a cargo a “missão”, levando a caldeirinha da água benta, os lampiões, a sineta e deram a cruz a beijar a toda a Comunidade.
.

Este ano, um outro grupo de jovens, acompanhados pelo pároco de Águas Frias (também ele jovem) calcorrearam as ruas da Aldeia e fizeram a visita pascal, demonstrando uma alegria, característica da sua juventude, mesmo enfrentando uma tarde fria, com alguma chuva e até com uma breve queda de pequenos “farrapitos” de neve.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
Desde já as minhas felicitações a estes jovens que, assim, demonstraram que estão sempre prontos para activamente participarem na Vida da Aldeia, mantendo vivas algumas tradições.
.

.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
Ainda relativo à época pascal, a própria Natureza se encarrega de manter (mais cedo ou mais tarde) algumas das suas preciosidades, fazendo brotar da terra pequenas maravilhas – as flores – que nos vão lembrando o ciclo da Vida (mesmo lutando contra todas as adversidades sejam elas climatéricas ou de outra índole).
Assim pelos campos surgem plantas que ao longo do tempo ficaram relacionadas com esta época:
- as “Páscoas”
   
   
.
- os “pincheis”
.
- as “violetas”
 
Mas muitas outras maravilhas começam a desabrochar, nesta altura do ano, dando um colorido diferente à aldeia de Águas Frias.
Se tiver oportunidade, não há como percorrer a Aldeia, embrenhar-se pelos caminhos por entre os campos e … certamente não dará como tempo perdido.
 .
Já agora e como estamos em época primaveril, um “passarinho” segredou-me ao ouvido que se está a pensar e preparar o retomar de mais uma tradição desta Aldeia – a Festa em honra do padroeiro de Águas Frias – S. Pedro.
O mesmo “passarinho” me “chilreou” que a referida festa, provavelmente se realizará a 2, 3 e 4 de Agosto, para que um maior número de aquafrigidenses tenham possibilidade de nela participarem.
Estaremos atentos a novos “chilreios” sobre este assunto.

.

.

Mário Silva 📷

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Abril 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.