Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

MÁRIO SILVA "navegando" em ... águas frias

"Navegando" no Reino Maravilhoso por Terras de Monforte, especialmente na Aldeia de Águas Frias - Chaves - Trás-Os-Montes - PORTUGAL

Águas Frias - Janeiro 2021

17
Fev08

Águas Frias (Chaves) - Lutando contra a maré ...


Mário Silva Mário Silva

.
Na sequência do “post” anterior e constatando os factos, observa-se que em toda a região transmontana, os poucos jovens da Aldeias têm vindo a deixar a sua Terra natal e rumam às grandes cidades ou emigram, à procura de novas oportunidades que a sua própria Terra não lhes pode oferecer.
Este é já um discurso que, de tanto ser falado, parece ser um “destino fatal”, deixando envelhecer e esvaziar as nossas Aldeias.
 .
.
Hoje, vou apresentar um exemplo que, a meu ver, contraria esta pseudo “normalidade” (êxodo). É uma pedrada num lago, fazendo ondular a calmaria das águas … frias.
Trata-se de um jovem que lutou pela sua instrução e concluiu uma licenciatura em Educação. Não tendo conseguido colocação como docente (cada vez há menos lugares para os jovens licenciados), não cruzou os braços e foi à luta … procurando uma actividade que pudesse mantê-lo ligado à terra e à sua Terra.
Muniu-se dos conhecimentos teóricos e técnicos e pôs em prática a sua ideia – implantar estufas de flores.
.
   
.
Lembro-me do entusiasmo com que começou, … desde a montagem da estrutura até à preparação do terreno e plantação das primeiras plantas.
.

.
Lembro-me das primeiras preocupações que demonstrava na luta com as ervas daninhas e com as expectativas que mantinha em relação à rentabilidade do seu esforço.
Lembro-me também da sua expressão de contentamento, aquando das primeiras florações das suas milhares de plantas.
“São cravos, Senhor, … são cravos”
As plantas estão identificadas … são cravos.
.
.
O "Senhor" (jovem) não é mais que o Albino (conhecido carinhosamente por Bino) que com a preciosa ajuda da sua mãe, D. Noémia e com o olhar atento do pai, o Henrique, tem conseguido manter uma “nova actividade”, levando as cores e odores de Águas Frias a diversas partes do País e até para Espanha.
.
É de louvar quem luta contra a maré e com engenho, arte, trabalho e muita dedicação, consegue vencer.
Só por isto, Bino, … és um vencedor.
.
.
Toda a família Pires é constituída por “vencedores”, pois além do “Bino” também:
- a mãe, dona Noémia - vencedora na gestão do tempo, que divide desde as tarefas domésticas, às lides das terras, ao acomodar das crias, à ajuda nas estufas de cravos, ao serviço do café, …
- o pai, Henrique (“Parente”) – que lutou e venceu contra um AVC, …
- o irmão, Romeu – que vence na sua actividade profissional e venceu as últimas eleições, sendo actualmente o Presidente da Junta de Freguesia de Águas Frias, …
Esta, assim como a maioria das famílias desta Aldeia, são constituídas por verdadeiros “vencedores”.
Haverá, certamente, oportunidade para trazer a este espaço outros exemplos, que de forma diversa, foram e são verdadeiros vencedores contra as adversidades.
.
Mário Silva 📷

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.