Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MÁRIO SILVA - Fotografia, Pintura & Escrita

*** *** A realidade é a "minha realidade" em imagens (fotografia, pintura) e escrita

16
Abr16

Águas Frias (Chaves) - Palavras transmontanas e não só ... ( letras N e O)


Mário Silva Mário Silva

LÉXICO-GLOSSÁRIO TRANSMONTANO

(letras N e O) 

 

 

 N

 

nacho - nariz achatado


naifa - faca, navalha

 

nainho (anainho) – anão

 

Águas Frias (Chaves) - ... aldeia entre ramos floridos ...

 

nanja - não, negação “nanja que o tivesse sabido por mim”


não achar pão cozido - não encontar o que se esperava, sair desiludido “esteve uns tempos para o Brasil, mas não achou por lá pão cozido”


não cagas sem mecha - mesmo para fazer coisas simples é preciso reforço “se não te dou um doce, não me fazias o recado; tu não cagas sem mecha!”

 

não dar a ida pela vinda - não ter sossego, não descansar


 

Águas Frias (Chaves) - ...folares no forno ...

 

não dá pelo pau nem pela pedra - não dá qualquer resposta, fica absolutamente calado


não disse nem xis nem mis - ficou calado, não deu resposta


não é bom de assoar - não é fácil de levar


não estou crente - nem quero acreditar, desconfio “não estou crente que isso seja como dizes”


não lhe cabia um chícharro no cu - estava todo inchado de contente, estava orgulhoso, vaidoso

 

Águas Frias (Chaves) - ... de motossera na mão ...

não meteu prego nem estopa - manteve-se alheado, não quis entrar na conversa


não tardou um credo - não demorou nada


não te caem os parentes na lama - não é vergonha nenhuma


não tinha outra coisa na ideia! - não sei como me esqueci, não me lembrei


não tinhas tu a culpa! - não querias mais nada! Nem penses nisso!


não vás no engodo! - não te eixes enganar


Águas Frias (Chaves) - ... entre o vermelho e o amarelo ...

 

nassa - aparelho de pesca feito de vime, bebedeira


negacear – provocar


negra - pisadura, hematoma “fiquei com duas negras de roda dos olhos”


negrilho - ôlmo, ulmeiro (ulmus procera)


nem por uma nota de sete c’roas! - não o vendo nem o dou


nem que o digas, não mentes - é verdade, é indesmentível


nevasqueira - neve e vento

 

 

Águas Frias (Chaves) - ...estorninho observador ...

 

névoa - cataratas dos olhos, nevoeiro


nico - pedacinho, pequena porção


niquento - miudinho, quezilento


níscaro (míscaro) - cogumelo comestível (boletus edulis)


nomeada - alcunha, nome


núbio - nublado “amanheceu bonito, mas ficou núbio de repente”

 

Águas Frias (Chaves) - ... janela "sempre" aberta ...

 

 

 

 

 O

 

odrada - pancada com o corpo no chão “conforme caíu abaixo da burra, deu uma odrada no chão e ofenderam-se-lhe duas costelas”


odre - vasilha de pele de cabra para vinho ou azeite “Quem troca odre por odre,algum deles está podre”, indivíduo gordo ou inchado “a comer assim, vais-te pôr como um odre”


olvidar - esquecer “o que tu sabes, já a mim há muito que se me olvidou”


o melhor estrume é o que vai agarrado às botas do dono - clara alusão à necessidade de ser o proprietário a tratar das suas próprias terras


onde a mim - ao pé de mim “chega-te aqui onde a mim”


onde quer - em qualquer lugar

 

Águas Frias (Chaves) - ... a chocolateira ao lume ...

 

orelheira - orelha do porco afumada


ougado - babado de desejo


ougar - apetecer, desejar


ougas - limos do rio, algas “estas maçãs estão verdes como as ougas do rio”

 

 

 

Créditos: Herculano Pombo in “Treze contos do mundo que acabou/Léxico-Glossário Transmontano”, publicado

In: http://chaves.blogs.sapo.pt/740520.html 

 

 

Águas Frias (Chaves) - ... e o sol a poente por trás do Larouco ...

 

 

Até breve !!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mário Silva 📷

Mais sobre mim

foto do autor

LUMBUDUS

blog-logo

Hora em PORTUGAL

Calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

O Tempo em Águas Frias

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.